• OFICINAS •  

NEUROCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns aspectos do funcionamento do cérebro durante o processo ensino-aprendizagem e, assim, compreender e discutir questões importantes relacionadas ao processo de aprendizagem.

Tenha respostas para perguntas como:

 

• Por que o aluno não se concentra?

• Por que nem sempre as aulas são legais?

• Por que estudar, às vezes, dá preguiça?

• Por que estudo para a prova e depois esqueço tudo?

• Como a rotina, hábitos, princípios e valores familiares influenciam a aprendizagem?

• Dormir ajuda a aprender?

• Por que os adolescentes trocam o dia pela noite?

• Por que “Esse menino não sai da internet”?

• Ter aulas é o que nos faz aprender?

• Lazer ajuda a aprender?

• Pensar cansa?

• Quando é melhor aprender uma segunda língua?

•  Quando não aprendemos o problema está sempre no cérebro?

• O que fazer quando o aluno não aprende?

                   

PÚBLICO-ALVO: Livre, acadêmicos em fase de graduação ou especialização; mestrandos; doutorandos e profissionais da educação infantil, pedagogia, arte terapia, psicanálise, psicologia, serviço social, sociologia clínica, fonoaudiologia, terapia ocupacional e demais estudiosos interessados pela temática e pesquisa sobre Neuroeducação.

 Anatomia cerebral

Princípios gerais sobre o funcionamento cerebral 

• Neurociência da aprendizagem 

Como ocorre o processo ensino aprendizagem 

Os tipos de memórias  

Neurotrans

• Sentidos (Audição e Visão)

Sentidos (Somestesia, Paladar e Olfato)

 Exploração Sensorial na Escola

 Estudos neurocientíficos e exercícios físicos para ensino da matemática

  • Psicomotricidade e sua importância para o desenvolvimento humano

  • Córtex cerebral, cerebelo e núcleos da base: Estruturas fundamentais da orquestra do comportamento

  • Sistema límbico e sua relação com as habilidades sócio emocionais

  • Empatia e Resiliência: dois pilares da construção do comportamento

  • Exercícios físicos para o ensino da leitura

  • Plasticidade + aspectos celulares e moleculares da memória

  • Tipos de memória e atenção

  • Moduladores da memória e da atenção (sono, exercício físico e games)

  • Moduladores da memória e da atenção (meditação e estresse)

  • Exercícios físicos para aprendizagem de leitura e de raciocínio lógico

2ª Oficina  REQUISITOS: CERTIFICADO 1ª OFICINA

1ª Oficina  REQUISITOS: LIVRE

  • Discussão sobre atividades para aprimoramento das Funções Executivas

  • Aquisição de linguagem oral

  • Marcos do desenvolvimento

  • Linguagem escrita e alfabetização

  • Exercícios físicos para alunos de inclusão

  • Definição de Funções Executivas, domínios envolvidos e modelos teóricos

  • Funções Executivas nos diferentes períodos da vida: pré-escolares, escolares, adolescentes e adultos

  • Funções Executivas na aprendizagem escolar.

3ª Oficina   REQUISITOS: CERTIFICADO 2ª OFICINA

© 2020  YellowBird Creative.

•  Instituto LIMBIOS - Neurociência e Educação

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon